Curso :: Apresentação
Situação do Curso

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação está vinculado ao Instituto de Física e Matemática. O Curso foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFPel em 1992 e iniciou suas atividades, com o nome de Bacharelado em Informática, no 1º semestre de 1994, tendo recebido a atual denominação a partir do 1º semestre de 2001. O curso foi reconhecido junto ao MEC, conforme a Portaria n o 2.159, de 22 de dezembro de 2000, pelo prazo de 3 (três) anos, no turno diurno, em regime semestral. Recentemente, no final de 2007, o Curso foi avaliado pelo MEC/INEP, para efeitos de reconhecimento/renovação de reconhecimento, tendo recebido conceito 4 (de um máximo de 5).

Objetivos

O objetivo do curso é preparar profissionais de nível superior capacitados a utilizar as modernas tecnologias da área de informática e interagir com as demais áreas na orientação sobre a melhor aplicação destas tecnologias. Além de fornecer ao estudante uma forte base científica, o que o habilita a continuar estudos avançados em nível de pós-graduação, pretende, também prepará-lo, realisticamente, para o mercado de trabalho regional e nacional.

Titulação

Bacharel em Ciência da Computação.

Duração do Curso

Mínima: 8 Semestres;
Normal: 10 Semestres.

Perfil Profissiográfico

O profissional formado pelo Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFPel deverá estar capacitado a contribuir para a evolução do conhecimento científico e tecnológico, sempre pautado pelos princípios éticos que regem a sociedade e, mais especificamente, a área de computação. As atividades do profissional formado pelo Curso englobam: (a) a investigação e desenvolvimento de conhecimento teórico na área de computação; (b) a análise e modelagem de problemas do ponto de vista computacional; e (c) o projeto e implementação de sistemas de computação.
Assim, espera-se que os egressos, de acordo com a especificidade de formação escolhida, tenham as seguintes habilidades e capacidades:

• Possuir uma sólida base teórica, que permita entender os principais conceitos da ciência da computação e assimilar as novas tecnologias, mantendo-se atualizado frente à evolução tecnológica da área e aplicando-os na solução de problemas, sejam relacionados com os fundamentos ou com as aplicações da computação;

• Participar do desenvolvimento de novas tecnologias, utilizando diferentes fontes de informação e variados recursos tecnológicos;

• Contribuir com projetos de pesquisa para a construção de novos conhecimentos científicos, sempre avaliando os seus impactos para a sociedade;

• Aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da área;

• Ser um empreendedor, possibilitando a geração de novas iniciativas propulsoras do desenvolvimento individual e coletivo, na comunidade em que vive;

• Ser capaz de projetar e implementar sistemas de computação complexos usando conhecimentos adquiridos no Curso e conhecimentos obtidos através da contínua e necessária atualização profissional;

• Ser capaz de modelar e especificar os problemas do mundo real, usando métodos e técnicas estudadas no Curso;

• Respeitar os princípios éticos da área de computação;

• Trabalhar individualmente e em equipe, na solução de problemas computacionais de qualquer natureza;

• Ter a consciência e a preparação para lidar com as dimensões humanas e éticas dos conhecimentos e das relações sociais.