Projeto Tópicos de Matemática Elementar


Segue o cartaz de divulgação do Curso, com datas e horários:

 

Aluna da Matemática recebe o primeiro lugar na premiação em evento


A aluna Jéssica Camila Saldivia Bueno, do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel, foi premiada com o primeiro lugar em comunicações científicas no Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul – EREMATSUL.  O trabalho apresentado teve como título: Modelagem Matemática Aplicada ao Controle Biológico de Pragas em Lavouras de Milhos, sob orientação dos professores Alexandre Molter, do Departamento de Matemática e Estatística e Luciana R. Piovesan, do Centro de Engenharias. Como prêmio, todos os autores do trabalho receberam uma medalha e um certificado.

O EREMATSUL é um evento anual dirigido para estudantes e egressos dos cursos de Matemática, bem como para professores da rede pública e privada dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O EREMATSUL surgiu há dezenove anos por iniciativa de um grupo de alunos que sentiam a necessidade de estar em contato com colegas de curso de outras instituições. A sua vigésima edição, em 2014, ocorreu na Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Campus Bagé de 13 a 16 de Novembro de 2014.
O link para ver esta e as demais premiações é    https://www.facebook.com/eremat2014?fref=ts

Projeto Desafio


Divulgação Seminário “O uso da História da Matemática no ensino-aprendizagem da Matemática”


O Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática com apoio do PIBID/Matemática UFPel, promove o Seminário “O uso da História da Matemática no ensino-aprendizagem da Matemática”, sob responsabilidade da profª Drª Circe Mary Silva da Silva Dynnikov, do PPG em Educação da UFES.
O evento acontecerá no dia 21 de novembro, das 14 as 17h, no Auditório da Lagoa Mirim.

Aulas Revisão – Projeto Tópicos Matemática Elementar


Atividades Projeto Novos Talentos


Nesta sexta-feira, 03 de outubro, o projeto de extensão: Novos Talentos: Atividades Extracurriculares em Matemática, que é apoiado pelo Programa Novos Talentos da Capes, promoveu diferentes práticas nos laboratórios de ensino de matemática (LEMA) e de informática para graduação (LIG) do Campus Capão do Leão. Utilizando material geométrico, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar e verificar conceitos fundamentais envolvendo o comprimento e a área de círculos. Também foram abordadas várias formulações algébricas utilizando a linguagem de programação do Matlab/Octave. As atividades foram ministradas pelos professores do IFM: Jairo Ramalho e Ruth Brum, contando com a participação de trinta e cinco alunos das escolas públicas da zona rural de Pelotas, junto com alguns de seus professores e monitores.